domingo, 19 de abril de 2015

Festival Internacional do Chocolate, Óbidos

Porta da Vila

Pelas ruelas da vila muralhada há um cheirinho inconfundível a chocolate. Óbidos recebe mais uma edição do Festival Internacional do Chocolate, e este ano a festa faz-se por toda a vila, ao contrário do que acontecia em anos anteriores " numa tentativa de evitar a concentração das pessoas junto ao castelo."
A festa do chocolate começa fora da muralha, junto ao Aqueduto,  prolonga-se pela ruela calcetada que dá acesso à vila e ganha ainda mais vida dentro de portas.
No espaço EPAC, a escassos metros da vila, onde o chefe ChaKal acabou de confeccionar algumas iguarias, há um pasteleiro brincalhão, que acena aos mais pequenitos. Há tasquinhas. Chávenas de chocolate gigantes e muitas crianças. Do outro lado da estrada, há gente a fazer piqueniques. A subir e a descer das Charretes do Oeste. Meia dúzia de passos mais à frente, na rua que conduz à Porta da Vila há um mercadinho de produtos regionais e muito artesanato. Balões para os mais pequeninos. "Photosouvenirs". Animadores de rua. E um letreiro que anuncia massagens com chocolate e workshops. 
Há música ao vivo na Porta Vila, que desemboca num emaranhado de ruelas, restaurantes e tasquinhas cheias de gente. Entre nortenhos, ingleses e espanhóis, houve lugar para saborear uns suculentos secretos de porco preto com batata a murro e migas, e uma ginjinha. A prova das gulodices de chocolate guardámos para mais tarde. 
Seguimos o trilho da muralha. Descemos ao antigo Castelo, actualmente transformado em pousada, e daí, novamente para a vila. Entrámos na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, onde havia um cheirinho delicioso a doces acabados de sair do forno e uma belíssima exposição de estátuas de chocolate.
O amor é o tema desta edição do festival. A estátuas que encontrámos aqui e no Museu Abílio retratam estórias de amor, bem conhecidas, como Pedro e Inês, Titanic, Rapunzel, Pietá, entre outras. Outras das grandes atracções deste festival são a Casa de Chocolate das Crianças, onde os mais pequenos podem dar asas à imaginação e o espaço EPAC, onde podemos assistir à confecção de doces e provar dezenas de produtos à base de chocolate. O mais difícil é mesmo escolher.
  
Animação de rua

Praça Santa Maria
Casa do chocolate das crianças


Espaço EPAC
Animação de rua

Animação de rua

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste







Nenhum comentário:

Postar um comentário