quarta-feira, 18 de março de 2015

O convite # viagens poéticas #


Não gosto de poesia. Nem de ler. Nem de escrever. Os últimos poemas que escrevi foram para o meu pai, na escola primária. E agora o que é que eu faço? --  pensei para comigo, quando recebi, em 2014, o convite da Chiado para contribuir com um poema para a Antologia de Poesia Contemporânea.
Vou recusar, foi o primeiro impulso. Não sei escrever em verso. A poesia é uma espécie de prosa cantada. As palavras têm que se conjugar harmoniosamente. A poesia conta estórias. Tem que haver um fio condutor. A rima, não é obrigatória, mas embeleza o texto. 
O tema. Oh meu Deus o tema -- " Entre o sonho e o sono". O que é que acontece entre o acto de dormir e o de sonhar? O que pode acontecer? Não faço ideia!
Estava perdida. O gato dormia aos meus pés, junto à lareira. As folhas brancas esquecidas sobre a mesa.  Deitei os olhos à poesia de Pessoa, da Florbela e da Sophia. Nada. Isto não me diz nada. Fecho o livro. Fixo a chama incandescente que ilumina a sala. Levo a chávena de chá aos lábios. Começo a rabiscar as folhas. Já não pertenço aqui, senão fisicamente.
Palavras sem nexo. Dicotomias. Versos soltos. As folhas começam a ganhar cor. Preciso de uma fonte de inspiração! O amor, porque não? 
Et voilá, surgiu o poema que me havia de levar ao palco do Casino Estoril. Este ano voltaram a convidar-me. Repetiu-se o dilema. Mas mais uma vez consegui construir um pequeno poema. Mais uma vez o amor serviu-me de inspiração. E mais uma vez lá estarei para uma tarde memorável de poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário