quarta-feira, 25 de março de 2015

Viagens # as melhores da minha vida #

As melhores viagens da minha vida as fiz, durante anos a fio, com o meu avô. 
À lareira, nos serões de Inverno. Duas cadeiras de madeira, velhas. Duas chávenas de chá. Os meus olhos pregados às lentes, amareladas, donde o olhar dele parecia ausente.
No tapete de Arraiolos, nas tardes quentes de Verão, embalada pela sinfonia. Interrompendo-o, vezes sem conta, à procura de mais uma resposta que sossegasse a minha, infinita, curiosidade.
Lembro-me de como me pegava, carinhosamente, pela mão, à entrada do vapor que nos havia de levar a conhecer esse Portugal, pequenino, dos anos 40 e 50 e a Europa do pós-guerra.
Demorámo-nos pela França, em reconstrução, dos anos 50, 60 e 70. Pelas catedrais parisienses. Era aqui que ele trabalhava. Era aqui que partilhávamos os saudosos queijos brie, o queijo com nozes, ou a tarte de queijo da avó, que nos chegava em épocas festivas. 
Ocasionalmente, íamos à Bélgica visitar os Garcia, casal português, amigo do meu avô. Éramos sempre bem recebidos. E a comida que a D. Albertina nos servia. Hummm, tipicamente portuguesa, para matar as saudades que moravam dentro do peito.
Foram tantas as viagens que fizemos juntos. Até ao dia em que o meu avô partiu numa viagem sem retorno. E, eu fiquei sem o meu companheiro de aventuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário