quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A aldeia Natal da Serra da Estrela


Cabeça, Serra da Estrela [ fotos: página oficial do evento]

A azáfama é grande, cousa pouco usual nas vivências serranas. Há giestas. Pinhas. Galhos. Cascas de árvore. Folhas. Vide. Musgo. Lã. E muita gente reunida no grande armazém. Quando digo muita gente, refiro-me aos duzentos habitantes de Cabeça, que por estes dias terminam as decorações da aldeia natal mais genuína do país, onde os adornos são "feitos à mão com aquilo que a Serra dá". E, que prometem uma vivência autêntica e ecológica do Natal a quem por cá passar entre 12 de Dezembro e 6 de Janeiro. Recorde-se que Cabeça [Seia] é a primeira aldeia LED do país.


Está um frio de rachar, um enorme manto branco promete cobrir a serra nas próximas semanas. Há luz e cor nas ruas de pedra, nas casinhas de xisto, nas portas e nas janelas. Estrelas. Anjos. Que parecem descer do céu. Há luz nos corações. Paz, muita paz. E um programa delicioso preparado para as famílias. E, delicioso é o termo certo. Que durante o evento poderá degustar alguns dos produtos típicos da montanha, como o queijo, os enchidos, os licores e as compotas, nas Tasquinhas dos Sabores d' Aldeia.
Estão, ainda, previstos ateliers criativos de decoração, oficinas de cozinha no forno comunitário, sessões de fotografia, contos há volta da fogueira e uma exposição de presépios. Passeios na carroça encantada, caças ao tesouro e mostras de brinquedos antigos, para as crianças. E um Mercado de Natal.
 Boas Festas





    






Nenhum comentário:

Postar um comentário