sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Torta de Ábobora & Sonhos de Chocolate


Torta de Abóbora & Sonhos de Chocolate by Valdemar Onofre 

E o que é que há para sobremesa na noite de Natal? As rabanadas da  mãe. Que são sempre as melhores do mundo. Os filhozes da avó. Que a conta aos anos da receita já se perdeu. Tronco de chocolate. Sonhos. E o tradicional bolo-rei.
Este ano queria fazer alguma coisa diferente. Lembrei-me do Chef Valdemar. Que nestas coisas da cozinha gosta de inovar. E diz-me ele "não são receitas típicas de Natal. Meti-me a brincar com os ingredientes. Que, esses, respeitam a tradição natalícia. Utilizei abóbora e frutos secos. O tronco deu lugar a uma torta de abóbora. Aos sonhos acrescentei chocolate. E tem ou não tem bom aspecto?"
Que pergunta! As receitas, dá-me as receitas!
" Para a torta de abóbora vais precisar de 400 gramas de abóbora cozida e escorrida, 250 de açúcar, 75 de miolo de noz, três ovos e três colheres de farinha. À abóbora cozida juntas o açúcar, as gemas, a farinha, o miolo de noz e por fim as claras batidas em castelo. Envolves e levas ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado. Depois de cozida, vira-la para cima de um folha de papel vegetal com açúcar. Recheias com açúcar e canela e enrolas.
Para os sonhos levas ao lume 2.5dl de água com 1.2dl de manteiga e um pouco de sal. Assim que começar a ferver adicionas 175 gramas de farinha e 40 de chocolate em pó. Mexes até formar uma bola. Deixas arrefecer. Juntas 5 ovos [2 a 2] e envolves à mão. Depois tendes em bolinhas, fritas em óleo bem quente e polvilhas com açúcar em pó e canela."
Sirva-se! Que as receitas também são para si.














Nenhum comentário:

Postar um comentário