domingo, 6 de dezembro de 2015

Vou a Viseu # pernoito na Casa de Igarei #


Há já algum tempo que ando para ir a Viseu. Li, algures, que o centro histórico pequeno e airoso está a ganhar uma nova vida com a abertura de modernas casas petiscos e vinhos, pela mão de jovens apaixonados pela sua região. Que Lafões é conhecida pela sua excelente gastronomia, da sopa seca de Alcofra, à vitela, ao cabrito e aos Pastéis de Vouzela.
O próximo fim-de-semana promete Sol. E na cidade, ao que parece, já se podem namorar as ruas, trajadas a rigor para receber as festas de Natal e Passagem de Ano. A programação contempla mais de 300 eventos e prolonga-se até 6 de Janeiro. Vou a Viseu! E só me faltava mesmo encontrar um sítio para dormir. Que me permita explorar não só a cidade mas toda aquela região.
Encontrei a Casa de Igarei. Fica numa aldeola pequena e tranquila, na freguesia de Queira, no concelho de Vouzela, a 20 minutos de Viseu e outros tantos de São Pedro do Sul. E de mais três ou quatro lugarejos com motivos de interesse, como Lafões, Tondela e Oliveira de Frades.

Casa de Igarei, Pátio dos Louros.

Casa de Igarei

Perfeito!!! Perfeito!!! Mais do-que-perfeito, uma vez que estou a falar de uma "casa granítica do século XIX, reconstruída de acordo com padrões de conforto e as normas do Turismo de Portugal." A casa dispõe de quatro quartos, três duplos e um triplo. Apenas o " Alecrim" não dispõe de casa de banho privativa. Estou tentada a ficar com o " Esteva", que fica no último andar e que oferece uma vista privilegiada sobre a Serra do Caramulo.

Quarto " Esteva "

O quarto tem tanto de simples quanto de belo. E está preso a um tempo, aliás comum a toda a aldeia, que eu julgava perdido. Que aqui, está prometido um verdadeiro regresso às origens, à terra. Tanto dentro como fora de portas. Que, na cozinha, ainda há um forno a lenha. E na sala de jantar uma lareira. Que, na aldeia, ainda há um chafariz comunitário. E gente genuína.


  
Reservei o quarto aqui http://casadeigarei.com/. O pequeno-almoço está incluído. Quase que o adivinho delicioso, como todas as coisas que são feitas com o coração. As outras refeições pode optar por fazê-las dentro ou fora de casa. A cozinha está a sua disposição. Na página da Casa de Igarei encontra ainda sugestões para passeios e programas para famílias, casais e grupos de jovens.







Nenhum comentário:

Postar um comentário