domingo, 4 de outubro de 2015

Jóia da Coroa # Requinte & Elegância #

Edifício Jóia da Coroa, antiga Ourivesaria Aliança. Emoldurado pelas vitrinas da antiga joalharia encontramos, no primeiro andar o Jóia da Coroa Excellence. O serviço é feito em louça de época, restaurada pela proprietária, Jeannine Monteiro.

Flores à varanda. Que é de ferro forjado, verde. Mantiveram a fachada do edifício. Que foi casa de uma das maiores ourivesarias da Península Ibérica. A Aliança. E que é, hoje, Monumento Nacional.
O letreiro continua lá, por cima da porta blindada, para que a memória não se apague. E não apaga. Prolonga-se no interior do edifício, transformado em Galerias. Entremos!
Abrem-se as portas. Abriu-as o porteiro. Engalanado. São poucos os que se encontram por aí trajando tal elegância. Nas roupas. E nos modos. Rasga um sorriso. E oferece-nos uma mesa no salão de chá, que ocupa o rés-do-chão. O Nunca é Tarde.
Recusámos. Temos encontro marcado na Jóia de Coroa Excellence, no primeiro andar, com a proprietária do Jóia da Coroa, Jeannine Monteiro. Ofereceu-nos um chá acompanhado de scones. E da história do edifício. Que começa no serviço de louça que traz à mesa. Restaurou-o peça a peça; tal como restaurou os tectos, onde foram colocadas folhas de ouro, uma a uma, emoldurando o branco e o rosa suave ; tal como restaurou o mobiliário ao estilo Belle Époque.
É feita de pormenores. E de História, a casa. Que já foi do ouro. Abriram-nos as portas do tempo. Sem aviso prévio. A Mezzanine debruça-se sobre o rés-do-chão, a partir da varanda. Que é de oiro, também. Emolduram-na as vitrinas, que pertenciam à antiga joalharia. Cumprem o seu papel original, algumas, ainda.
Chove! Cai bem um chá, à meia luz.

 Tem ares de Paris, o Jóia da Coroa. Inspiraram-no as Galerias La Fayette.

Nunca é Tarde, salão de chá do rés-do-chão.

No primeiro andar há uma exposição de jóias nas vitrinas de cristal da antiga ourivesaria. O acesso faz-se através de um elevador de portas de correr, também ele herança da Aliança, ou de uma escada de madeira. E estendida está a passadeira vermelha. Nos restantes andares há Boutiques de moda.

Jóia da Coroa, antiga Ourivesaria Aliança, Rua das Flores, Porto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário