quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Mata Nacional do Choupal



"No Choupal confirmava-se a chegada do Outono e a vegetação, de um matiz amarelecido, tinha-se implantado de uma forma concertada e harmoniosa. Quase todas as árvores tinham perdido o verde dominante, passando agora a obsequiar qualquer mortal com belíssimas cores, parecendo querer impor, a qualquer pintor, novas misturas de tinta na sua paleta, especialmente os amarelos e os castanhos, para, logo de seguida, exigir tons alaranjados, avermelhados e arroxeados. Aproximava o regresso das temperaturas mais baixas e da incidência solar mais ténue. Estava um dia seco e ensolarado o que tornava as cores da natureza mais brilhantes. Algumas árvores de grande porte mostravam-se agitadas e o Mondego corria sereno e esperançoso por novas canções, sabendo estar passar por um local de encontro de poetas e cantores. O arboreto do Choupal era constituído, essencialmente, por choupos-negros de grande porte e resistência, majestosos plátanos de grande longevidade, imponentes faias de troncos espessos, gigantescos eucaliptos de folha persistente, vistosas nogueiras-pretas e cedros dos pântanos." [in capítulo VI da Princesa do Mondego de Eurico machado Costa]
Roubei as palavras ao Eurico. Que outras, tão precisas, não encontrei para descrever o Choupal. Fica ás portas da cidade, a mata, que ocupa uma área de 79 hectares. Estende-se por 2 km ao longo da margem direita do rio, a partir da Ponte do Açude. As árvores seculares, hoje, foram mandadas plantar no século XIX para apaziguar a fúria das águas do Mondego na altura das cheias.
É um lugar tranquilo, por natureza, onde além da flora, já referida, habitam cerca de 65 espécies animais, na sua maioria aves. Entre os mamíferos há raposas, javalis e lontras.
A Mata Nacional do Choupal é um dos espaços preferidos dos conimbricenses tanto para a prática de desportos, como a corrida, a caminhada, pesca, ténis e equitação [ o Centro Hípico de Coimbra fica no Choupal], como para passeios em famílias e/ou piqueniques. Há um bar e um parque de merendas. Dois campos de ténis. E um borboletário. Que contamos visitar na Primavera.












Nenhum comentário:

Postar um comentário