quarta-feira, 26 de agosto de 2015

À volta da mesa



Dizem que as melhores viagens se fazem à volta da mesa. Não podia estar mais de acordo. Ontem à noite, a viagem fez-se cá em casa. Os pratos e as terrinas da minha avó, guardados, religiosamente, para estas ocasiões, saltaram do armário.  Estendeu-se a toalha de linho sobre a mesa. E as canecas castanhas de barro, do enxoval da minha mãe, completaram o serviço. 
Não havia um lugar vazio. Mas, há sempre convidados de última hora. E, nem esses ficaram de fora. E já agora o que é que havia para comer? -- perguntam vocês. E para beber?
Leitão da Bairrada, do Nelson dos Leitões, que, na minha opinião, é do melhor que se encontra por aqueles lados. Moelas à casa, que é como quem diz feitas pelo meu irmão, exímio cozinheiro. E bacalhau com broa, a minha primeira experiência. Correu bem, a julgar pela quantidade que sobrou. Acompanhámos com vinho tinto, da colheita do meu pai.
A fruta. O pão-de-ló e o café fecharam a jantarada. Não tenho fotografias. Nestas coisas não entram modernices, que isto é gente à moda antiga. Mas, tenho as receitas.

Leitão da Bairrada - Nelson dos Leitões. Morada: Avenida da Restauração, Mealhada. Recomendado pelo Trip Advisor, pelo Boa Cama Boa Mesa e por nós.

Moelas
Ingredientes:
2kg moelas
alho moído 
malaguetas (2)
tomate
azeite
vinho branco (1 copo)
cerveja (1)
louro
sal
Confeção: Refogue o tomate com o azeite e o alho. Adicione os restantes ingredientes e deixe cozinhar, em lume brando, por 2 a 3 minutos. Junte as moelas e deixe ferver por 30 minutos, na panela de pressão. Sirva com arroz branco e batatas fritas.

Bacalhau com broa
Ingredientes:
1 posta de bacalhau por pessoa
cebolas
azeite
pimenta
alho
miolo de broa 
ovos
Confeção:
Cozer o bacalhau em água e sal (se necessário) por 30 segundos, depois de levantar fervura. À parte, refogue o azeite, a cebola e o alho, durante 2 minutos. Junte o bacalhau em lascas, livre de peles e espinhas, ao refogado. Adicione pimenta e deixe cozinhar, durante cinco minutos. Disponha o preparado num tabuleiro. Cubra-o com o miolo da broa e com os ovos batidos. Leve ao forno até ficar douradinho. Sirva com batatas a murro e salada.

Pão-de-ló:
Esta receita é tão antiga. Era o bolo que a minha mãe me fazia na infância. Batem-se as claras em castelo (6). Juntam-se as gemas e o açúcar (1 colher de sopa por ovo) e mexe-se. Adiciona-se a farinha ( 4 colheres de sopa) e o fermento (uma colher de chá). E raspas a gosto, de limão ou  de laranja. Ontem polvilhei com açúcar e canela em pó. Tempo de cozedura 30 minutos.










Um comentário:

  1. Dos petiscos apresentados só o Bacalhau com Broa e o Pão-de-Ló :)
    Adoro juntar (e juntar-me a) amigos para jantares e petiscos.
    Haja convívio à roda da mesa (aos poucos vai-se perdendo esse hábito)

    ResponderExcluir