quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Caminha # vila histórica #


Miradouro da Boavista & Muralha

Estamos no Minho. Em Caminha, uma vila portuguesa do distrito de Viana do Castelo, na zona fronteiriça. Da Galiza, separa-nos o rio. O Minho. Que aqui encontra o mar. E que sustenta a economia local. Piscatória. Agrícola. E turística.
É um vila histórica. De tradição castrense, como o testemunha a muralha, ou o que dela resta. E, foi daí, do Miradouro da Boavista, que partimos à descoberta de Caminha.
Da muralha ao Largo do Terreiro contam-se os passos. Nas ruas, trajadas a rigor, dos Lenços Minhotos se enamoram os olhos. E das floreiras agraciadas com o rosa vivo dos amores-perfeitos.
O Largo parece saído de uma película antiga. Ao centro, o Chafariz, de estilo renascentista. Obra de um português. Emolduram-no o casario minhoto, adaptado à restauração e ao comércio tradicional. As esplanadas. As gentes, trajadas, também elas, a rigor. E o património arquitectónico religioso, militar e civil. A Igreja da Misericórdia, onde é venerada Santa Rita de Cássia. E a Torre do Relógio, antigo posto de vigilância.
Do Terreiro avista-se o Minho. Havemos de ir vê-lo de perto. E ao Coura também. Que ao Minho se entrega ao largo do Jardim Bento Coelho. Mas, antes aconcheguemos o estômago. E não me podem esquecer as lembranças.
Para comer, o Largo é o local mais indicado. A oferta gastronómica anda à volta das caldeiradas. Da lampreia. E do cabrito estufado. Para sobremesa, sugerem os famosos caminhenses. 
Também eles fazem parte da história. Tal como a Igreja Matriz de Caminha, na Rua Direita, símbolo maior da fé do povo. Tal como o ouro. O artesanato. O mel.  Os lenços. E tantos outros produtos regionais, que encontramos há venda nesta que é a rua mais comercial da vila.

O uso do traje à lavradeira, em dias de romaria, é uma das mais antigas tradições minhotas.




Praça Conselheiro Silva Torres ou Largo do Terreiro. Ao centro o Chafariz, obra renascentista, do canteiro português João Lopes, que data do século XVI.


Largo do Terreiro & Torre do Relógio.

Torre do Relógio, construída no século XII. Era a torre principal da muralha. & Igreja da Misericórdia, onde é venerada Santa Rita de Cássia, data do século XVI. Estilo Renascentista.

Igreja Matriz de Caminha, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Foi construída entre 1488 e 1556, dentro da cerca medieval. Apresenta traços Góticos, Manuelinos e Renascentistas.

 Foz do Rio Minho. E a Galiza à vista.

O Parque de Campismo de Caminha, fica nesta mata, junto à Foz do Minho.

 Forte da Ínsua, remonta ao século XVII. Foi construído para defender o Convento de Nossa Senhora da Ínsua, obra da Ordem Franciscana do século XIV.






Nenhum comentário:

Postar um comentário