segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Monchique

Monchique, o destino perfeito para dias repletos de tranquilidade. Da vila pode partir à descoberta da serra e dos seus segredos. Cascatas. Miradouros. E da pitoresca estância termal, Caldas de Monchique. 

Já fizemos quilómetros e parece que estamos sempre no mesmo sítio. Estamos no Alentejo. Essa terra sem fim à vista. A paisagem só muda de figura quando nos aproximamos da Serra de Monchique, que separa o Alentejo do Algarve.
A planície dá lugar à montanha. As encostas vestem de verde. Do verde dos pinheiros. Dos castanheiros. Dos medronheiros. E do verde dos pomares algarvios.
A temperatura baixa. No fundo dos vales há água. Ribeiros cristalinos. E cascatas. No ponto mais alto da serra, na Foía, há um miradouro natural que se debruça sobre a costa algarvia e o interior alentejano.
E, para completar uma estância termal, que data da época dos romanos, a poucos quilómetros da vila de Monchique, um local também ele aprazível. Tranquilo. De ruas estreitas. Calcetadas e íngremes, donde emerge o casario branco, típico da região, com as suas chaminés de saia.
"O ritmo de vida em Monchique é bem diferente da agitação costeira. Nas pequenas povoações, aninhadas entre as colinas os artesãos mantêm vivas tradições seculares, como a feitura das cadeiras de  tesoura, de peças de vime e  de cerâmica. Os agricultores trabalham as hortas e os pomares. O fruto do seu labor reflecte-se na magnífica gastronomia tradicional. Os enchidos, à base de carne de porco preto. O mel produzido a partir de flores silvestres e o licor de medronho."

Serra de Monchique, turismo de natureza. Passeios pedestres. Piqueniques em família. Observação da fauna e da flora. Descanso.

Igreja Matriz de Monchique. Há outros monumentos para visitar na vila, assim como lojas de comércio tradicional .

Foía, miradouro.

Caldas de Monchique, estância termal emoldurada pelo Parque Natural da Serra de Monchique. http://www.monchiquetermas.com/hotel-overview.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário