quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Rua de Entre Quintas

Rua de Entre Quintas, Porto

Os habitantes são poucos. À falta de turistas, a rua estaria deserta. Integrada na rota do romântico, a Rua de Entre Quintas fica nas traseiras do Palácio de Cristal, que lhe empresta todo aquele verde. Todo aquele ambiente bucólico que se prolonga na antiga Quinta da Macieirinha, sitiada na referida rua. A casa de campo que remonta a finais do século XVIII foi adquirida pela autarquia e convertida no Museu Romântico do Porto. No seu interior foi recriado o ambiente de uma casa da alta burguesia tripeira de oitocentos e preservada a memória de Carlos Alberto de Sabóia, rei da Sardenha. Figura romântica que a Invicta recebeu com o coração e que acabou por falecer nesta casa.
A História da rua não se  resume  à casa de campo e ao seu famoso inquilino. O nome deve-o à localização. A rua fica entre a Quinta da Macieirinha e a Quinta do Meio ou Casa Tait onde se completa a rota do romântico. A casa pertenceu a William Tait, negociante de vinho do Porto e estudioso de fauna e flora. Ainda conserva traços ingleses no que toca aos espaços interiores e ás espécies que encontramos nos jardins. Há rosas de toda a espécie. Majestosas coleções de rosas. Camélias e um liriodendrum tulipifera.
Á volta predomina o verde, que lhe emprestam o Palácio de Cristal, também chamado de Jardim Romântico, os bosques e os terrenos agrícolas. E o silêncio. Quase sepulcral, que vagueia, solitário, pelas estreitas ruas de calcada, ladeadas por muros altíssimos de granito. Ao fundo, o rio, tranquilo. E nós, aqui enamorados deste Porto antigo.

Rua de Entre Quintas

Rua Entre Quintas

Rua Entre Quintas

Rua Entre Quintas

Rua da Macieirinha

Rua da Macieirinha

Rua da Macieirinha

Rua da Macieirinha


Rua Entre Quintas

Casa Tait

Casa Tait

Casa Tait


Casa Tait

Casa Tait

Casa Tait

Casa Tait ( entrada gratuita nos jardins)



Museu Romântico (entrada paga)


             Rota do Romântico: Palácio de Cristal, Museu Romântico e Casa Tait.

                                                                                 # o tripeiro#

Nenhum comentário:

Postar um comentário