terça-feira, 18 de agosto de 2015

Israel


Jerusalém

Dizem que é a Terra Santa, mas de paz não reza a História de Israel. Ele define-a como um ponto de encontro. De civilizações. De povos. Culturas e crenças. Do velho e do novo. Do passado e do presente. Que o futuro é incerto. "A História continua sendo escrita. Passa por baixo dos seus pés."
Márcio Kramer é guia turístico em Israel. Convidou-me a visitar a terra que deu ao mundo a Bíblia, o livro que reúne o Antigo e o Novo Testamento. Profecias e passagens da vida de Jesus e dos apóstolos . A terra sagrada onde se geraram as três religiões abraâmicas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo."A visita a este verdadeiro drama humano dá ao viajante uma nova visão do velho mundo e direcciona-o de forma surpreendente para o futuro."
O turismo religioso é uma das principais fontes de riqueza do estado de Israel.  O territórios israelo-palestinianos albergam cidades antiquíssimas, referenciadas na Bíblia como Belém, Nazaré, Cafarnaum e muitas outras. "Atravessar a fronteira nem sempre é fácil, mas esta pode ser a viagem de uma vida. Você vai pisar a terra que o maior ídolo da Humanidade, Jesus, pisou."
Jerusalém, capital de Israel, localizada entre o Mar Morto e o Mar Mediterrânico é considerada cidade sagrada pelas três religiões monoteístas. Cristãos, judeus e muçulmanos prestam culto na cidade da paz. "Anualmente, a cidade, recebe milhares de peregrinos vindos de todo o mundo. "
No Monte das Oliveiras, onde Jesus passou grande parte da sua vida e ia transmitindo os seus ensinamentos, encontramos, no local onde a Virgem Maria foi enterrada e subiu aos céus, uma Igreja. Uma espécie de caverna construída na época das cruzadas e decorada com velas.
A Basílica da Agonia, também no Monte das Oliveiras, é outros dos locais sagrados para os cristãos. Foi aqui, no lugar onde está a Pedra da Agonia, rodeada pela coroa de espinho de ferro forjado, que Jesus rezou e suou sangue na noite antes de ser preso. À volta das Igreja os Jardins de Gâtsemani, onde Jesus foi traído e preso.
Continuamos a subir o Monte. Antes de chegar à Basílica da Ascensão, local onde Jesus ascendeu aos céus, 40 dias depois da ressurreição, encontramos a Igreja Ortodoxa de Maria Madalena, onde está enterrado o seu corpo.
Descemos novamente à cidade, para visitar a Basílica do Santo Sepulcro. Aqui encontramos a pedra onde Jesus terá sido lavado e perfumado depois de morto, o local exacto onde terá sido erguida a cruz e a pequena caverna onde o corpo de Jesus terá sido sepultado. Neste local existe uma pequena capela onde é possível rezar. " A História do Cristianismo passa por aqui. Os judeus e os muçulmanos, seguem outro caminho. Rumam à Domo da Rocha, local onde Abraão terá sacrificado o filo Isaac  ( teoria judaica) e onde Maomé terá subido aos céus (teoria islâmica). E é aqui que residem os conflitos. O local é tido como sagrado pelas duas correntes religiosas."
Mas, há mais para ver, fora de Jerusalém. O  vale do rio Jordão é dos locais mais belos de Israel. O rio, onde João batizou Jesus, nasce no Monte Hermão, cruza-se com o Mar da Galileia e desagua no Mar Morto. E o deserto da Judeia, árido e rochoso, carregado de História e simbolismo religioso."Foi aqui que Jesus Jejuou durante 40 dias e 40 noites e alimentou o povo com maná."
"O turismo religioso é o mais procurado. Mas há mais, muito mais para ver e descobrir. Já ouviu falar da fenda Sírio-Africana, a maravilha geológica do Mar Morto? Da costa israelita, banhada por quatro mares? Das praias do Mar Morto,  do Mediterrânico, do Mar da Galileia e do mar Vermelho? É muito mar!
 Seja bem-vindo a Israel, tenho muito para lhe mostrar e contar!"


Nesher, Israel

Baraq, Israel

Genesaré
I
Fenda Sírio-Africana

Jerusalém (tradução amor)

Banias, reserva natural.

Mar Mediterrânico

Atlit, costa mediterrânica


Nenhum comentário:

Postar um comentário